Vc jejua verdadeiramente nesta Quaresma?

segunda-feira, 14 de março de 2011
Boa noite blogueiros!

Queria tratar um tema bem diferente de tudo que sempre falo aqui: o jejum.

Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência a fim de que estes possam experienciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma é proposta a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro.

Os evangélicos e protestantes não tem datas específicas para jejuar. O jejum é baseado no sentido bíblico literal, que é uma forma de 'matar a carne'. Quando você 'mata a carne', você está fortalecendo o seu espírito, vencendo motivações egoístas e assim, se aproximando mais de Deus. O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos e liquidos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado 'indispensável', como forma de entrega e dependência real de Deus. O jejum eficaz é acompanhado de leitura bíblica e oração. Ele também varia de acordo com a idade, condição de saúde, necessidade de esforço entre outros.

O modo de se jejuar no meio evangélico é fazer uma oração dizendo a Deus que a partir daquele horário ele estará jejuando, e, quando o jejum terminar, ele (ou a Igreja) fazem uma consagração, entregando o jejum nas mãos de Deus. Jejuando, a pessoa fica mais forte espiritualmente e mais resistente ao inimigo, porém não se deve demonstrar para as pessoas que está em jejum, este ato é uma particularidade entre o homem e Deus.


Não sou católica, sequer faço jejum na quaresma, sou protestante. Todavia, hoje pela manhã minha chefitcha querida chegou com uma "lista de jejum" entregue pelo Padre aos fiéis, na missa realizada ontem. Achei tão interessante e oportuna que resolvi transcrevê-la aqui.

Muitas pessoas não conseguem realizar o "jejum tradicional", mas podem optar por alguma das opções abaixo, cujos benefícios se estendem àqueles que nos rodeiam.

Maravilhoso né?!

Então escolha um ou mais tipos de jejum e faça nesse período da quaresma, ou melhor, faça SEMPRE! Vale muito a pena...

"Jejue de julgar os outros e descubra Jesus que vive neles
Jejue de palavras que ferem
E farte-se de frases que purificam
Jejue de descontentamentos
E viva cheio de gratidão
Jejue de ofensas e injúrias
E farte-se de mansidão e paciência
Jejue de pessimismo
E encha-se de esperança e otimismo
Jejue de preocupações
E satisfaça-se de confiança em Deus
Jejue de lamúrias e queixas
E satisfaça-se com as coisas simples da vida
Jejue de pressões e farte-se de oração
Jejue de tristeza e amargura
E encha seu coração de alegria
Jejue de egoísmos
E encha-se de compaixão pelo próximo
Jejue de rancores e encha-se de atitudes de reconciliação
Jejue de palavras e viva de silêncios para escutar a outros"

Já me comprometi em jejuar de tristeza e amargura e encher seu coração de alegria!
Tentarei associar ao jejum tradicional, pra me fortalecer ainda mais!!!


E vc? Topa o desafio? Qual jejum irá fazer?

Bjo, bjo

1 comentários:

Gabi Says:
15 de março de 2011 às 08:14

Oie de novo...

Adorei o seu Post...sabe quando você fica tão imerso em problemas que nem lebra do que tá acontecendo no resto do mundo?! Pois é...

O legal do seu post é que me fez dar uma acordada...lembrar que tenho que ser grata por tudo que eu tenho! Entãooooo.... eu me proponho a jejuar do pessimismo e dos maus pensamentos... nessa quaresma eu quero ser grata!

Beijãoooo

P.S.: O endereço do blog mudou...
http://jeitodagabi.blogspot.com/