Coaching!

sábado, 21 de julho de 2012
O que dizer depois de tanto tempo distante do blog, distante dos posts, distante dos amigos blogueiros?!

Nem sei por onde começar... talvez, pelo motivo que me trouxe de volta, o Coaching.

Explico.

Estou passando por um processo de coaching atualmente e, para quem ainda não sabe bem o que é ou como funciona, seguem algumas informações bacanas, encontradas no site da Wikipedia:

Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto a longo prazo através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.

Atualmente existem três grandes tipos de coaching, Coaching executivo, Coaching de performance e o Coaching pessoal, os quais se subdividem em outros nichos. Dentre estes, escolhi o Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching).

Este tipo específico de coaching objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc.

O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs.

Pois bem, feitas tais considerações, confesso que voltar a escrever no blog é uma das ações que me propus, pois reconheço seu valor e relevância no meu dia-a-dia, e é isso o que faço agora: cumpro mais uma tarefa, em busca de um objetivo maior.

Aos poucos vou apresentando mais do processo de coaching, seu significado, incidências, modificações e progressos pessoais. Estou a caminho da 5ª sessão e já percebo reflexos dessa busca pelo autoconhecimento em áreas importantes da minha vida. Sessão após sessão me vejo mais próxima do meu "B"... rs.

Por ora é isso pessoal.

Saudades!

Bjo, bjo

2 comentários:

Jeferson Cardoso Says:
21 de julho de 2012 às 15:01

Oi, Srta. Caroline! Confesso que não sabia nada de coaching. Achei bem esclarecedora sua postagem. Boa sorte pra você! Parabéns pela postagem e pelo blog! Com tempo, venha ver e comentar O SONHO DE DOROTÉIA, a passiva http://jefhcardoso.blogspot.com/

Srta. Caroline Says:
22 de julho de 2012 às 13:05

Olá Jeferson. Seja bem vindo ao blog! Fico contente pela visita e pelo comentário. Sinta-se a vontade para voltar, sempre. Visitei seu blog e achei super bacana. Deixarei lá um comentário. Abraço!